Olá cosplayers e cosmakers da internet,
tudo bem com vocês?
Eu ando um pouco preocupada em relação a desinformação de alguns cosplayers iniciantes e como Cosplayer e Cosmaker veterana a bastante tempo aqui no meio cosplay me senti no direito de vir trazer um pouco de informação e conhecimentos em relação ao assunto.
Como muitos de nós sabemos existe uma diferença entre Cosplayer, Cosmaker e Cosplay
mas o importante aqui é informar de uma forma interessante sobre concursos e eventos com e sem regulamento.
Com a disseminação das serie filmes juntamente com os eventos de caráter nacional e mundial os eventos menores estão surgindo mais expressivamente. Isso é interessante para o crescimento e o aumento do numero de cosplayers se inscrevendo para competições, só que juntamente com isso vem a tal rivalidade e a desinformação já que alguns eventos estão em sua fase inicial e muitas vezes ainda não tem um regulamento pautado, levando em consideração os critérios iniciais e gerais como:
Criatividade (originalidade)
Atuação ( encenar um trecho do conteúdo em que o personagem aparece )
Popularidade ( Aplausos e gritos do publico)
Alguns cosplayers podem se sentir desapontados por terem ganhado um evento em uma vez e no outro evento ter perdido, mas cada evento possui um critério e é importante que tanto os participantes quanto o evento se proponham a mostrar os critérios de julgamento.
A banca de jurados de eventos tem uma responsabilidade grande em suas mãos , eles irão julgar de uma forma imparcial e justa cada critério que o evento os designou. Não faz sentido nenhum criticar a banca de juri se ela foi imparcial e teve um posicionamento correto, caso o posicionamento tenha sido tendencioso é importante saber o motivo e resolver o problema mas para contornar esses contrapontos que os eventos chamam a partir de 3 jurados, assim cada um terá uma função e julgara com pesos diferentes cada critério proposto.
A maioria dos eventos não tem objeção em relação a cosplayers que realizam compra de cosplays , até porque um cosplayer não precisa necessariamente ser um cosmaker, nem todo mundo tem um ateliêr e ou ferramentas que o auxiliará para a confecção de alguma peça e para isso existem os cosmakers e as lojas especializadas.
Se tornar cosmaker pode ser em 1º lugar para economizar porque muitos de nós não temos dinheiro para arcar com certos processos mas isso não desmerece em nada em quem comprou pronto sendo que o julgamento propõe a atuação e outros critérios que não tem como clausula ter feito o seu próprio.
Já os eventos que propõe o famoso VIRA VIRA são eventos que normalmente tem como sua premissa o julgamento do trabalho manual do cosplayer avaliando a costura, acabamento e materiais propostos com a finalidade de julgar com mais empenho o trabalho dos Cosplayers que terão como OBRIGAÇÃO SEREM COSMAKERS de pelo menos 70 à 80% de trabalho investido no processo de criação sendo comprovado por meio de provas como fotos, vídeos e descrição detalhada da técnica usada na hora da avaliação.
Essa é uma "PENEIRA AVALIATIVA" onde quem fez o seu receberá uma nota de acordo com o acabamento e quem comprou será desclassificado ou penalizado com perda de pontos por não cumprir com a clausula do regulamento.
Não costumo comprar cosplays prontos mas tive experiencias comprando os meus últimos e mesmo assim ainda refis varias coisas, ajustei os comprimentos refis a camisa e até alguns acessórios e posso dizer que você pode comprar e ainda assim ter muito a fazer, não sou mais do meio competitivo mas mesmo assim acho que vale a pena analisar caso a caso e se o regulamento disser que não pode, fazer o que né? é construir e gravar o processo.
Boa sorte a você que leu e quer começar a comprar pronto, e pra você que também está querendo competir, minha dica é leia o regulamento com atenção e bom evento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário